A Central de Atendimento 156 é o canal de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura. Coordenada pela Controladoria-Geral do Município (CGM), ela é um canal efetivo de relacionamento entre o munícipe sorocabano e a Administração Municipal.
Pelo site da Prefeitura, presencialmente nas Casas do Cidadão, na Ouvidoria Geral do Município, ou pelo telefone 156, o cidadão pode fazer reclamação sobre buraco de rua, mato alto em terreno, criadouros de dengue, acúmulo de lixo, iluminação pública, somando mais de 300 serviços, bem como obtenção de informações como números de telefones ou endereços das unidades de serviços públicos, sugestões e elogios aos serviços prestados pela Prefeitura. O sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
A Central de Atendimento 156 também abrange a operação do Serviço de Informações ao Cidadão – SIC em cumprimento a Lei de Acesso à Informação Pública (Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), que tem por objetivo dar mais transparência às ações desenvolvidas pelo Poder Público Executivo, Legislativo e Judiciário, nos níveis Federal, Estadual e Municipal. Ela representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático e para o fortalecimento das políticas de transparência pública (https://www.sorocaba.sp.gov.br/acesso-a-informacao).
Todo atendimento gera um protocolo para acompanhamento, que pode ser acionado pelo cidadão para obter informações sobre sua solicitação. Essas solicitações são encaminhadas para as secretarias – de acordo com cada demanda – que são as responsáveis pelas informações do andamento, execução dos serviços solicitados e respostas aos cidadãos.
Ocorrências Anônimas somente são registradas de forma presencial.
Considerando que para alguns serviços solicitados é necessário entrar em contato com o solicitante. Por exemplo:
– Iluminação Pública – entra em contato para saber se serviço foi executado.
– Para reclamações de atividades que gerem poluição sonora, é necessário saber o endereço do reclamante para que se possam fazer as devidas verificações/ medições.
Devido esses fatos orientamos que somente Denúncias e Reclamações sejam feitas de forma anônima.
- O serviço Telefônico é através do telefone 156 – De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00;
- Presencial (inclusive para solicitações anônimas) pode ser feito nas Casas do Cidadão e Paço Municipal (Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, nº 3041 – Alto da Boa Vista – Paço Municipal, 2º andar, junto à Ouvidoria-Geral do Município);
- Por correspondência através do endereço:
Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, nº 3041 – Alto da Boa Vista
Paço Municipal, 2º andar, junto à Ouvidoria-Geral do Município
CEP 18013-280 – Sorocaba / SP;
- E pela Internet, ferramenta via web de fácil acesso e aberto ao público 24h por dia, 7 dias por semana.