Cancelamento de Inscrição Municipal


Descrição: Cancelamento de Inscrição Municipal do Profissional Autônomo/Liberal constante no Cadastro Tributário Mobiliário da Prefeitura de Sorocaba. A baixa da inscrição municipal deve ser solicitada somente via internet através do sistema Empresa Rápida Sorocaba – ERS, acesso disponível através do link:

 https://empresarapida.sorocaba.sp.gov.br/integrador/paginas/login/login.jsf

Requisitos: Ser o titular com acesso ao sistema Empresa Rápida Sorocaba através de login (CPF) e senha. Clique aqui  para criar seu usuário de acesso ou  se já está cadastrado e esqueceu a senha, basta clicar na opção “Esqueci Minha Senha”.

Serviço Online: Sim

Local de Entrada do Pedido:   Acesse o Empresa Rápida Sorocaba – Clique aqui!

Período de Solicitação: Ininterrupto

Meios de contato: Através do SIAC – Sistema de Atendimento ao Contribuinte – Clique Aqui! Selecionar o assunto “Empresa Rápida Sorocaba – ERS” e o sub assunto  “Autônomo – Cancelamento de Inscrição Municipal”. Utilize o mesmo login e senha do Empresa Rápida Sorocaba para acessar o SIAC.

Dia e Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Documentos Necessários: Os documentos elencados abaixo são obrigatórios e deverão ser anexados no sistema Empresa Rápida Sorocaba, clicando na opção “Arquivo-Incluir”, somente no formato PDF, sem prejuízo de outros que vierem a ser solicitados, por ocasião da instrução e análise:

1 – Cancelamento com Data Atual (dentro do período de 30 dias entre a data solicitada e a data de formalização do pedido) anexar:

  • Declaração de Não Exercício de Atividade Autônoma assinada pelo próprio autônomo – formulário disponível abaixo para download;
  • Documento de Identificação – RG ou CNH;
  • Carta de Autorização ou Procuração (documento devidamente assinado pelo representado) e RG/CNH do representante/procurador, conforme Art. 653 do Código Civil, quando o pedido de cancelamento não for solicitado pelo próprio autônomo.

2 – Cancelamento com Data Retroativa (após o período de 30 dias entre a data solicitada e a data de formalização do pedido) anexar:

  • Declaração de Não Exercício de Atividade Autônoma assinada pelo próprio autônomo – formulário disponível abaixo para download;
  • Documento de Identificação – RG ou CNH;
  • Carta de Autorização ou Procuração (documento devidamente assinado pelo representado) e RG/CNH do representante/procurador, conforme Art. 653 do Código Civil, quando o pedido de cancelamento não for solicitado pelo próprio autônomo.

Anexar também:  Documentos para possível análise como comprovante de não exercício de atividade autônoma, com data de início posterior à data de abertura da inscrição municipal da Prefeitura de Sorocaba, nos termos do Art. 1º, II e §2º da Instrução Normativa SEFAZ/DCTMI nº 02/2019, por exemplo:

  • Comprovante de Aposentadoria (INSS ou outro);
  • Registro contínuo em Carteira de Trabalho/Termo de Posse ou documento equivalente no caso de Concurso Público;
  • Contrato Social, Requerimento de Empresário com atividade empresarial semelhante à exercida;
  • Comprovante de Auxílio Doença (INSS ou outro);
  • Comprovante de inscrição em outro município;
  • Comprovante de baixa de inscrição na entidade de classe (Conselho/Ordem);
  • Documento hábil a comprovar o encerramento da atividade no município de Sorocaba;
  • Certidão de óbito do titular da inscrição municipal.

Obs.: Os documentos elencados acima servirão para análise do pedido, podendo ser aceitos ou não. 

Prazo: Atendimento conforme demanda e ordem de entrada dos pedidos.

Forma de Acompanhamento:  Enviar e-mail  para ersautonomo@sorocaba.sp.gov.br

Legislação: Lei 4994/1995 e alterações, Decreto 9596/1996, e Lei 3444/1990 e alterações e  Instrução Normativa SEFAZ/DCTMI nº 02/2019.  Consulte as Leis Municipais – Clique Aqui!

Órgão Responsável: Secretaria da Fazenda – SEFAZ