Solicitação de Certidão de Valor Venal e de Valor de Metro Quadrado (áreas não cadastradas) – IPTU

Descrição:

Certidão de Valor Venal – É o documento que contém informações relativas ao endereço do imóvel, áreas territorial e construída, quadra, lote, loteamento, proprietário/compromissário, valor venal e demais dados anotados nos registros fiscais municipais.

Certidão de Valor de Metro Quadrado – É o documento que contém informações relativas ao valor por metro quadrado de áreas não cadastradas, para fins de lavratura de escritura, recolhimento de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), registros no CRIA (Cartórios de Registros de Imóveis e Anexos), processos de usucapião, etc.

Documentos Necessários:

CPF, RG, croqui de localização do imóvel, matrícula atualizada, cópia do contrato de compra e venda ou escritura.

A solicitação pode ser feita pelo proprietário/compromissário do imóvel.

Solicitação realizada por terceiros deverá estar acompanhada de procuração/carta de autorização do proprietário/compromissário.

Valor da taxa: Conforme o Decreto Municipal nº 15.971/2007.

Responsável: Secretaria da Fazenda

Unidade onde o Serviço é prestado:
Casa do Cidadão Unidade Paço (Paço Municipal – Térreo) – segunda a sexta-feira das 08:30 às 16:30

Casa do Cidadão Ipiranga – segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00
Casa do Cidadão Itavuvu – segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00
Casa do Cidadão Ipanema – segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00
Casa do Cidadão Nogueira Padilha – segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00
Casa do Cidadão Éden – segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00
Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias – segunda a sexta-feira das 08:00 às 16:00

O serviço de emissão de certidão de valor venal e certidão negativa de débitos imobiliários também está disponível através do site “fazenda.sorocaba.sp.gov.br/iptu/emissao-de-certidoes”.